Como a automação industrial pode ajudar a indústria têxtil em 2021?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

A indústria têxtil é atualmente um dos maiores setores de produção industrial do país. Desde o trabalho artesanal feito por costureiros independentes até as grandes linhas de produção, é possível notar um grande avanço do segmento tanto em qualidade quanto no aumento do nível produtivo.

O desenvolvimento econômico das linhas de produção do setor têxtil, aliado ao maior número de investidores e o surgimento de soluções tecnológicas de ponta são alguns dos fatores envolvidos na expansão e solidificação dessa indústria nos últimos anos, mas será que esses avanços são uma forte garantia para a indústria têxtil nacional?

Diante das mudanças recentes causadas pela pandemia mundial, a indústria têxtil se viu diante de novos desafios para manter seu funcionamento e evolução em território brasileiro. Novos obstáculos surgiram e o grande objetivo para o setor de produção têxtil em 2021 será superá-los, mas como? Através da Automação industrial!

A Automação industrial consiste na aplicação de um conjunto de processos e recursos com tecnologia de ponta que otimizam o ambiente industrial, facilitando a execução de tarefas e garantindo maior segurança ao planejamento estratégico de uma indústria.

As soluções em Automação industrial envolvem desde ferramentas na área da Robótica, responsáveis por auxiliar em linhas operacionais, e vão até ferramentas de gestão, desenvolvidas por empresas de automação industrial.

Dentro da indústria têxtil, os processos e recursos de automação da indústria são capazes de oferecer uma série de avanços para enfrentar os seguintes desafios que o setor enfrentará no ano de 2021:

●    Planejamento estratégico

Como mencionamos acima, a pandemia do novo Coronavírus ocasionou uma série de mudanças na indústria mundial. Analisando como será o cenário de retomada na indústria têxtil nacional, empresas e profissionais da área devem realizar um planejamento estratégico para retornar às atividades de produção sem obter prejuízo.

Os processos de automação podem ajudar nesse planejamento da indústria têxtil ao serem usados para checar a quantidade de estoque disponível e avaliar as condições atuais da fábrica, possibilitando a abertura de novos caminhos para atuar na fabricação de produtos de proteção antiviral e itens de vestuário sem ultrapassar o limite de caixa da empresa.

●    Gestão humanizada e sustentabilidade

O foco em pessoas e em ações de preservação do meio ambiente através de uma gestão humanizada e iniciativas sustentáveis estão em alta há algum tempo no setor têxtil, porém intensificou-se como uma demanda urgente para o segmento em 2021.

Contando com recursos administrativos e operacionais otimizados por conta da automação, estabeleça uma gestão do seu negócio no qual o foco está em permitir a manutenção de um ambiente de trabalho saudável e produtivo aos profissionais, aderindo ao uso de máquinas e equipamentos de Robótica na linha de produção, gerenciando o uso de recursos naturais para evitar a realização de processos que causam grande impacto ambiental.

●    Implementação tecnológica

A tecnologia deve ser vista como uma aliada do setor de produção têxtil. Protótipos de Robótica industrial, sistemas de automação e demais soluções oferecidas por empresas de automação industrial envolvem uma revolução da indústria a partir de implementações tecnológicas de ponta que resultam em aumento no nível de produção industrial, garantem total qualidade na execução de processos e asseguram a repetição de tarefas com precisão.

Venha para a CIM Automação e entre em contato com nossa equipe de atendimento! Contrate nossos serviços e invista na implementação de tecnologias de Automação industrial

    Procurando Automação Industrial para sua empresa? Entre agora em contato conosco: