Inversor de frequência: como funciona?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Inversor de frequência Mitsubishi

O Inversor de Frequência é um dispositivo que controla a velocidade de rotação de um motor de indução trifásico. Presente em diversas redes elétricas, sua função é transformar corrente elétrica alternada fixa (corrente e tensão) em corrente elétrica CA variável, assumindo o controle da potência consumida pela carga elétrica por meio da variação de frequência apresentada pela rede.

No mercado e na indústria, os motores de indução trifásicos são muito utilizados devido sua alta performance, eficiência e excelente custo-benefício, fatores que fazem com que o Inversor de Frequência seja um equipamento indispensável.
Considerando que o Inversor de Frequência é capaz de alterar a velocidade de rotação de um motor trifásico, podemos concluir que sua principal função é obter total controle das frequência emitidas pelos motores trifásicos e garantir melhores resultados em serviços de rede elétrico, mas como funciona?

●    Inversor de Frequência

Os inversores de frequência possuem vários estágios de funcionamento. Quando o assunto é Automação industrial e controle total dos motores, o primeiro passo é reconhecer as fases vindas da rede elétrica e convertê-las em sinal de corrente contínua.

Essa primeira parte do processo ocorre por meio de uma ponte retificadora de onda completa com dois diodos conectados a cada fase, totalizando seis diodos. Somente após passar por esses diodos que a tensão elétricas presente nas fases se mantém pulsante.

A segunda parte do processo consiste no barramento de corrente contínua, responsáveis por filtrando o sinal pulsante recebido através de capacitores de filtro em paralelo à indutância em série.

É dessa forma citada acima que o Inversor de Frequência funciona, tornando um sinal pulsante em contínuo com ondulação mínima, característica fundamental para se obter Automação industrial e controle total dos motores trifásicos.

Antes de ir embora, que tal conhecer os produtos da Cim Automação? Invista em Automação industrial com o Inversor da Mitsubishi! Visite nosso site e entre em contato conosco!

    Procurando Automação Industrial para sua empresa? Entre agora em contato conosco: