O que não pode faltar em uma fonte chaveada?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Muito importante em um processo de automação, a fonte chateada é responsável por controlar toda tensão numa carga abrindo e fechando um circuito comutador de modo a manter pelo tempo de abertura e fechamento deste circuito a tensão desejada. Estas fontes são leves, fornecem correntes elevadas e são baratas, devido à produção em massa. A base de seu funcionamento é o fato de que os transformadores que operam com frequências maiores necessitam de núcleos menores e menos voltas nos enrolamentos para atingir a mesma eficiência.

A fonte chaveada tem a capacidade de fornecer correntes elevadas sem necessitar de um transformador, diferente do que é visto em Fontes Lineares.

A vantagem de se ter uma fonte chaveada, é não necessitar o uso de um transformador, que é volumoso e pesado, além de ter melhor eficiência.

No entanto, a facilidade de projeto e a robustez da fonte linear não compensam a grande dimensão e peso, como também o seu baixo rendimento, pois são características já não mais aceitáveis nos equipamentos atuais. Estima-se que uma fonte chaveada substituiu a fonte linear trazendo vantagens como o baixo volume e peso, além do rendimento bem maior que chega a 89%, enquanto a fonte linear não passa de 50%. Como elas funcionam?

Filtro normalmente funciona com duas bobinas e capacitores, já que essas fontes normalmente geram grandes variações de corrente quando em funcionamento, precisamos de um filtro.

Depois do filtro temos uma ponte retificadora com capacitor de filtro. Diferente de fontes lineares, aqui é diretamente retificado em tensões de 110 ou 220 volts. Os fusíveis também ficam nessa parte.

Logo depois, iremos ter ter circuitos integrados fazendo a função de chavear a fonte, eles que vão determinar os ciclos ativos da onda, em função da tensão de saída. Conseguiu entender a importância de uma fonte chateada? Entre em contato conosco caso precise saber mais!

    Procurando Automação Industrial para sua empresa? Entre agora em contato conosco: