Para que serve um inversor de frequência?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

A automação industrial se tornou a principal tendência do mercado. Visando aumentar o volume de produção e diminuir os custos com operação e manutenção, uma série de empresas têm investido em ferramentas de automação industrial em seus negócios.

De maneira geral, esse processo de automação industrial pode ocorrer de diversas formas, por meio de diferentes ferramentas e dispositivos. O Inversor de Frequência é um destes dispositivos usados para otimizar setores de produção industrial, mas, afinal de contas, como ele funciona e para que ele serve?

●    Inversor de Frequência

O Inversor de Frequência é um aparelho de automação para motores elétricos trifásicos. Quando acionado, ele permite que ocorra acionamento, variação da frequência e tensão para controle da velocidade de giro e potência consumida em um motor.

Frequentemente usado como dispositivo de controle de velocidade do motor, o inversor opera de maneira a controlar a potência consumida pela carga, transformando a corrente elétrica alternada fixa (corrente e tensão) em corrente elétrica CA variável, o que auxilia na variação da frequência entregue pela rede.

Resumindo, o Inversor de Frequência é capaz de alterar a frequência na entrada do motor. Nesse caso, se a frequência for maior, a velocidade do motor será maior, e caso a frequência seja menor, a velocidade do motor também será menor.

Os motores trifásicos são altamente empregados na indústria por apresentarem alta eficiência por um baixo custo e facilidade de configuração em sistemas de distribuição de energia. Ele é ideal para quase todo tipo de operação na indústria, mas requer muita atenção para funcionar adequadamente e alcançar os resultados desejados pela empresa.

Em uma indústria que visa automação e busca ótimos resultados, os inversores de frequência servem para que empresas obtenham total controle de seus motores de indução trifásicos!

●    Vantagens do Inversor de Frequência

A maior parte das vantagens do uso de inversores de frequência por empresas em suas operações resulta em automatização industrial e na flexibilização de processos industriais com menor intervenção humana, menores custos de instalação e manutenção e maior segurança.

Se mostrando uma ótima aquisição visando o custo x benefício, os inversores de frequência são equipamentos de rápida instalação que resultam na economia de energia elétrica e apresentam maior durabilidade de engrenagens, polias e outros componentes mecânicos.

Quando instalado em motores, o Inversor de Frequência oferece a possibilidade de explorar o funcionamento do motor de indução trifásico para controlá-lo por completo, fazendo-o operar da maneira que for mais viável para que uma empresa alcance os resultados desejados em seus processos industriais.

Os inversores também podem ser usados para controlar a velocidade do motor de indução trifásico de acordo com a necessidade da ocasião, demandando maior ou menor velocidade dependendo do processo operacional ao qual dispositivos com motores trifásicos serão submetidos na empresa.

●    Inversor Mitsubishi

O Inversor Mitsubishi é o modelo de Inversor de Frequência fabricado pela Mitsubishi, líder mundial em dispositivos de automação industrial!

Que tal investir em automação, praticidade e segurança? Confira os modelos de Inversor Mitsubishi na loja da CIM Automação e adquira já o seu Inversor de Frequência!

    Procurando Automação Industrial para sua empresa? Entre agora em contato conosco: