PLC na indústria: o que é?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Você já ouviu falar em PLC? Presentes no mercado desde o fim da década de 1960, os dispositivos PLC são conhecidos por oferecerem suporte ao processo de automação industrial e automação de máquinas em todos os setores da indústria.

O PLC (Programmable Logic Controller), ou CLP (Controlador Lógico Programável), como normalmente é conhecido no mercado nacional, é um modelo de dispositivo digital de automação industrial que faz uso da memória programável para armazenar instruções previamente definidas pelo usuário em suas configurações.

Geralmente caracterizado como um computador responsável por executar funções específicas no processo de automação dos setores industriais, o PLC depende da programação predefinida por um usuário humano para executar as instruções armazenadas internamente.

●    Como surgiu?

Os primeiros modelos de Controlador Lógico Programável foram desenvolvidos inicialmente para automação da indústria automobilística no final da década de 1960. Visando tornar o processo de produção industrial automobilística de grande porte mais eficiente, o dispositivo obteve sucesso ao atender às necessidades distintas do setor.

Por meio da implantação do PLC, o processo de fabricação de carros de mesmo modelo em grande escala, entretanto com pequenas diferenças, tornou-se mais ágil, eficiente e automático, reduzindo a sobrecarga dos setores operacionais e diminuindo custos financeiros da indústria automobilística devido a maior demanda de trabalho.

Ao ser implementado pela indústria automobilística, o dispositivo PLC foi capaz de aumentar a produção em grande escala de veículos a partir de configurações que facilitaram a programação e reprogramação ainda na fase de projeto sem modificar drasticamente o sistema operacional das indústrias.

Com o passar dos anos, o PLC tornou-se responsável por gerenciar produções em diversos setores da indústria. Assim sendo, o dispositivo classificado como modular e compacto passou a atuar em várias organizações, oferecendo automação industrial à diversos projetos, gerando maior qualidade de produção e aumento de rentabilidade para a indústria.

●    Como funciona?

Os dispositivos PLC podem oferecer diferentes benefícios à uma organização, transformando o setor operacional das indústrias com base em exigências e controles bem definidos que são fundamentais para a implementação bem sucedida da tecnologia de automação industrial.

Podemos entender os dispositivos PLC como sendo ferramentas implementadas à toda e qualquer indústria que opera a partir de máquinas, possibilitando a automação de máquinas.

A partir das configurações predefinidas pelo usuário humano, os PLC estabelecem parâmetros controlados para controle e execução do processo de produção industrial e funcionamento das máquinas.

Dessa forma, o usuário obtém total controle das variáveis de processos de produção (como vazão, pressão, temperatura e nível), da velocidade nos sistemas de transporte de materiais (como correias), além do controle de motores elétricos, bombas e máquinas em geral e acerca de processos químicos.

Por meio do PLC também é possível definir a dosagem adequada de produtos no processo de embalagem, dosar a quantidade de matéria-prima durante a fabricação de produtos, posicionar corretamente os materiais e obter melhor controle de estoque, dentre outros.

●    Onde comprar?

Acessando o site da CIM Automação, você encontra as principais linhas de PLC do mercado, como o PLC Mitsubishi!

Invista na automação de máquinas e automação industrial de processos implementando o PLC Mitsubishi! Aproveite as ofertas exclusivas da CIM Automação e adquira os dispositivos PLC Mitsubishi para sua organização!

    Procurando Automação Industrial para sua empresa? Entre agora em contato conosco: