Saiba a importância do medidor de energia em um projeto de automação industrial

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Medidor de energia Industrial

O medidor de energia é um equipamento usado para medir o consumo de energia elétrica de um local. Encontrado no mercado em diferentes modelos, o dispositivo é muito importante para uma série de ambientes, como casas, apartamentos, estabelecimentos e indústrias.

Dentro de projetos de automação industrial, o medidor de energia desempenha um papel fundamental para otimização e aumento de performance de diversos setores operacionais. Mas afinal de contas, qual a importância do dispositivo na área de automação de indústrias?

●    Características do medidor de energia

Os medidores de energia podem ser dispositivos eletrônicos ou eletromecânicos. Os modelos eletromecânicos são mais antigos e também os mais utilizados em projetos diversos, já os medidores elétricos são mais recentes no mercado e têm se destacado cada vez mais na área de automação industrial.

Ambos os medidores de energia elétrica são muito eficientes e medem o consumo elétrico em ambientes por meio da unidade mais comum de medida: quilowatts por hora ou kWh.

O que diferencia os modelos é que enquanto os medidores mais antigos do tipo eletromecânico geram um campo magnético a partir do giro de um disco de metal, os modelos do tipo eletrônico funcionam de maneira eletrônica, possibilitando que a leitura do consumo elétrico seja feita de maneira digital.

Outra característica sobre medidores de energia elétrica é que eles podem ser dispositivos de carga monofásica, bifásica ou trifásica.

Analisar qual o tipo de carga do medidor de energia é crucial para escolher o modelo ideal para um projeto de automação industrial, visto que os modelos monofásicos costumam ser usados para medir a energia ativa em ações comuns, como acender uma lâmpada, e os modelos polifásicos medem a energia reativa causada por um fluxo magnético, percebido através de transformadores, bobinas de motores e outras máquinas da indústria.

●    Vantagens dos medidores de energia na automação industrial

Na área de automação industrial, os medidores de energia elétrica podem ser tanto eletromecânicos quanto eletrônicos. Quando implementados ao projeto, eles oferecem inúmeras vantagens em relação a otimização operacional de diversos setores.

Uma vez instalado, o medidor se encarrega de medir o consumo de energia elétrica no local, executando a tarefa de forma muito mais precisa, segura e econômica.

Os medidores acompanham fluxos magnéticos que fazem o disco se movimentar conforme as correntes elétricas da indústria. A cada giro que o disco dá, o medidor registra como sendo uma quantidade de energia que foi consumida.

Através de transdutores de tensão e de corrente encarregados de receber sinais da entrada de energia, o medidor de energia consegue adequar a energia elétrica para que ela seja medida automaticamente com a maior precisão possível.

Dessa forma, é possível estabelecer uma margem ideal de consumo correto para que não haja desperdício e gastos desnecessários com energia elétrica, reduzindo custos na indústria e otimizando a operação da indústria em todos os seus setores.

Quer saber mais sobre medidores de energia elétrica? Visite o site da CIM Automação e confira nossa linha de medidor de energia para automação industrial! Entre em contato com nossa equipe e leve o melhor para sua indústria!

    Procurando Automação Industrial para sua empresa? Entre agora em contato conosco: