Como a automação industrial pode ajudar na segurança da sua empresa

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

A automação industrial ajuda a unificar e facilitar todos os processos de uma indústria. Além disso, ela também ajuda a garantir segurança dos operadores. O dia a dia na indústria inclui muitos produtos  químicos, altas temperaturas ou mesmo com materiais sujeitos a explosões fica muito mais seguro quando atribuído totalmente à máquina, sem a interferência contínua do ser humano ou mesmo com sua gestão à distância.

A automação ajuda a organizar e se torna uma importante aliada ao cumprimento da NR 10 e da NR 12, normas que tratam justamente da segurança dos funcionários e da empresa como um todo.

A NR 10, por exemplo, afirma que “em todas as intervenções em instalações elétricas devem ser adotadas medidas preventivas de controle do risco elétrico e de outros riscos adicionais, mediante técnicas de análise de risco, de forma a garantir a segurança e à saúde no trabalho”.

A regra estabelece a necessidade de desenergização elétrica e, na sua impossibilidade, o emprego de tensão de segurança como fator de proteção coletiva. Ela ainda aponta a real importância de ações como isolação das partes vivas, obstáculos, barreiras, sinalização, sistema de seccionamento automático de alimentação, bloqueio do religamento automático. Devido a automação, o mundo passou a ter excelentes resultados nas linhas de produção industrial e encontrou um meio de resolver problemas envolvidos no processo de desenvolvimento interno das empresas.

Já a NR12, entre outros pontos, cita as condições de instalação e layout de máquinas, acionamento e desligamento automáticos e proteção de correntes de energia, a estrutura física do espaço produtivo e a existência de quadro de transmissão elétrica para elevar o nível de segurança.

    Procurando Automação Industrial para sua empresa? Entre agora em contato conosco: