Como funciona uma fonte chaveada?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

As fontes chaveadas são fontes que controlam a tensão numa carga abrindo e fechando um circuito comutador de modo a manter pelo tempo de abertura e fechamento deste circuito a tensão desejada. Estas fontes são leves, fornecem correntes elevadas e são baratas, devido à produção em massa. A base de seu funcionamento é o fato de que os transformadores que operam com frequências maiores necessitam de núcleos menores e menos voltas nos enrolamentos para atingir a mesma eficiência.

De forma simplificada, significa que ela possui um circuito integrado usado para que ela regule a tensão de saída de forma a atender as demandas de todo o sistema. Além do uso em computadores, essas fontes são usadas em som automotivo e consoles de videogame, por exemplo.

O oposto da fonte chaveada é a fonte linear, que usa outros recursos para manter a tensão de saída em equilíbrio, como transformadores e filtros. Se o seu computador tivesse uma fonte linear, ela seria impraticavelmente grande e pesada, a ponto de não caber no interior do gabinete, no caso de um desktop, ou de ser enorme, no caso de um notebook.

Outra vantagem relevante desse tipo de fonte é seu alto rendimento, quando comparada às fontes lineares. Como tudo na eletrônica, há usos para cada uma das duas tecnologias e há também desvantagens nesse tipo de equipamento. Como elas são mais complexas, normalmente, se algum componente interno sofrer dano, há uma grande chance de que você tenha que descartar a fonte toda e comprar uma nova.

Na CIM Automação é possível encontrar diferentes modelos de fonte chaveada, elas tem papel fundamental de fornecer energia as peças que trafegam dados movimentando assim uma linha de produção automaticamente.

    Procurando Automação Industrial para sua empresa? Entre agora em contato conosco: