A integração de sistemas de automação é uma estratégia para centralizar a totalidade de recursos automatizados a fim de que funcionem de forma correta e coordenada.
Desse modo, é possível aproveitar ao máximo a capacidade de diferentes soluções.
Assim, a integração é fundamental para garantir o funcionamento correto das tecnologias que permitirão maior eficiência, maior segurança e maior produtividade para a indústria.
Confira mais detalhes sobre o assunto — continue lendo nosso artigo!
Quais são as vantagens da integração de sistemas de automação?
A partir da integração de sistemas de automação, a indústria pode usufruir diferentes benefícios. Vejamos os mais importantes:
Redução de gastos
Como o acesso às informações fica mais fácil, bem como as ineficiências se reduzem, é possível reduzir custos operacionais de forma drástica, principalmente quando tratamos de diminuição de retrabalhos.
A integração é importante para reduzir o tempo despendido nas atividades laborais. Dessa forma, tempo e mão de obra são utilizados com mais eficiência.
Aumento da produtividade
O acesso fácil aos dados ajuda também a melhorar a produtividade das equipes, afinal fica mais rápido encontrar os dados corretos.
É possível visualizar melhor esse aumento da produtividade com a redução de retrabalho. O tempo necessário para corrigir falhas é aproveitado de outra maneira, efetivando atividades relevantes para o desenvolvimento do negócio.
Visibilidade em tempo real
A integração de sistemas de automação permite a atualização dos dados em tempo real. Os profissionais conseguem ver os relatórios com mais objetividade, ajudando principalmente na tomada de decisão.
A atualização assegura aos funcionários o acesso a informações confiáveis continuamente. Desse modo, o trabalho e as decisões são mais seguros e precisos.
Mais eficiência
A integração permite a atualização constante das informações, o que ajuda na redução de erros e retrabalho, no alcance de uma maior produtividade pelos profissionais, na redução do tempo exigido para as atividades.
Consequentemente, todos os departamentos aumentam sua eficiência e obtêm resultados sempre melhores.
Melhor comunicação e fornecimento de dados
A integração garante um atendimento aprimorado entre a empresa e os funcionários e também entre ela e o cliente, já que a consulta de dados fica simplificada.
Quais são os desafios da integração de sistemas de automação?
Existem alguns desafios que a integração de sistemas de automação enfrentam atualmente e precisam superar para um melhor desenvolvimento dos processos:
· incompatibilidade de sistemas (afinal, sistemas legados e/ou monolíticos costumam dividir espaços com sistemas modernos);
· necessidade de manutenção;
· conhecimento das informações e sistemas que precisam ser integrados;
· unidades de negócio diferentes visualizam os dados de maneira diferente (a padronização deve alcançar todas as unidades de negócio para uma verdadeira integração);
· apego às soluções isoladas, considerando a integração uma inovação duvidosa;
· ausência de profissionais com conhecimento especializado;
· desafios no desenvolvimento de soluções integradoras, como redução do tempo de engenharia, redução da configuração de controle, simplificação das interfaces dos softwares de gestão, simplificação das interfaces de redes e I/O (Input/Output, entrada/saída).
Quais são as soluções de integração de sistemas de automação?
Há muitas soluções de integração de sistemas de automação. Há algumas formas básicas de implementar um sistema integrado:
APIs
Criar APIs é uma solução simples e segura, muito usada na integração de sistemas. As APIs recebem pedidos e respondem com dados já prontos, o que deixa a busca de informações mais fácil dentro da indústria.
Protocolos de comunicação
Os protocolos de comunicação ligam os parâmetros de programação às atividades desempenhadas pelos equipamentos de automação.
Esses protocolos permitem aos sistemas a efetivação dos movimentos necessários que asseguram uma completa avaliação do desempenho. Entre os protocolos de comunicação mais comuns, podemos destacar:
· Modbus: muito usado em Controladores Lógicos Programáveis (CLPs);
· CANopen: opção moderna, funcional e econômica que também é muito usada em CLPs;
· Hart: muito popular e atraente por causa de sua simplicidade e custos baixos de manutenção, ele utiliza o formato mestre-escravo;
· Devicenet: protocolo aberto que opera com aparelhos digitais e analógicos, ele é uma boa opção para trocas rápidas e para gastar menos;
· OPC: realiza a conexão entre dispositivos que usam protocolos diferentes;
· AS-Interface: também é um protocolo barato e prático, muito recomendado para máquinas pequenas.
Banco de dados
O banco de dados permite a integração por meio de um profissional qualificado que faz as mudanças requeridas em estruturas de bancos de cada aplicação.
Troca de dados eletrônicos
Nesse caso, é preciso colocar uma plataforma adicional para tradução das mensagens de cada ferramenta, repassando os dados a outras soluções. Porém, é uma tecnologia mais complicada porque a montagem do ambiente é mais difícil.
Como escolher a solução ideal?
Antes de aplicar a integração, analise se as atuais soluções do negócio tornam viável essa ação. Algumas ferramentas já podem se encontrar obsoletas, ou seja, não atendem aos objetivos modernos. A substituição pode realmente ser o melhor a fazer. Considere os seguintes critérios para fazer a escolha da melhor solução:
· processo de implantação;
· mobilidade;
· suporte.
A indústria ou a empresa usufrui vantagens com a integração de sistemas de automação: redução de custos, mais eficiência e produtividade, visibilidade em tempo real. Como soluções, estão APIs, protocolos de comunicação e bancos de dados.
Agora que já leu sobre a importância da integração de sistemas, confira de que forma a automação industrial ajuda a indústria alimentícia.