A Revolução Industrial certamente foi um marco na história da economia e do mundo. Mas não foi um evento estático: as mudanças continuam ocorrendo até hoje. A revolução industrial continua.
Estamos na Quarta Revolução Industrial, também chamada de Indústria 4.0. Naturalmente, é necessário investir em manutenção que supra as necessidades desse modelo.
Neste artigo, vamos falar da manutenção industrial 4.0. Leia e confira como efetuar serviços preventivos e de reparos a partir de tecnologias como robótica, Inteligência Artificial (IA) e computação na nuvem!
O que é manutenção industrial 4.0?
A manutenção industrial 4.0 tem como finalidade melhorar os dados enviados por equipamentos e por máquinas para adiantar qualquer conserto que precisará ser realizado antes que os prejuízos aconteçam. A manutenção 4.0 se propõe a realizar os diferentes tipos de manutenção:
- manutenções corretivas quando ocorrem as falhas;
- manutenções preventivas, marcadas em datas predeterminadas;
- manutenções preditivas, na pré-detecção do problema.
A partir da manutenção industrial 4.0, as manutenções preditivas são priorizadas. Dessa forma, as falhas são solucionadas antes que qualquer falha venha a ocorrer. Muitas vezes, não é necessária a intervenção humana.
Quais são as características da manutenção industrial 4.0?
A manutenção industrial 4.0 constitui um dos pilares da Indústria 4.0. Ela apresenta as seguintes características:
- tempo real para efetivação das operações, o que facilita a tomada de decisão com a coleta e o tratamento de dados instantaneamente;
- possibilidade de interoperabilidade, o que permite conexão e integração dos sistemas humanos e fábricas inteligentes devido à Computação na Nuvem e à Internet das Coisas;
- destaque para a virtualização, o que estimula uma cópia virtual das fábricas com a finalidade de rastrear e monitorar os processos usando sensores;
- sistema de descentralização, que permite que as decisões sejam tomadas a partir do ciberfísico, em que os equipamentos oferecem dados a respeito do ciclo de trabalho;
- estratégia de orientação a serviços, pois são usadas arquiteturas de softwares destinadas a serviços que se aliam a recursos de IoT (Internet das Coisas);
- adoção da modularidade, que corresponde a um sistema para acoplar e desacoplar os módulos de produção, permitindo mais flexibilidade aos processos.
Assim, a manutenção industrial 4.0 se relaciona ao uso de todos os conceitos e de todas as ferramentas que acompanham a Indústria 4.0.
Como funciona a manutenção industrial 4.0
As transformações na manutenção industrial 4.0 decorrem, como já falamos, das transformações tecnológicas decorrentes da Quarta Revolução Industrial. Os pontos mais importantes se relacionam a:
Previsibilidade de falhas
No âmbito da manutenção 4.0, o destaque é dado às falhas funcionais, ou seja, as falhas que impedem o equipamento de desempenhar sua função. Assim, são trabalhados pontos como:
- Internet das Coisas;
- rastreabilidade;
- computação na nuvem;
- Biga Data e Data Analytics.
A rastreabilidade permite o monitoramento da vida útil de cada componente em tempo real. Consequentemente, é possível determinar com mais precisão o momento certo para fazer uma substituição.
Dessa maneira, consegue-se um índice elevado de confiabilidade, custo baixo de manutenção e disponibilidade.
A partir da IoT, existe a possibilidade de trabalhar com sensores de vibração em equipamentos rotativos, com um acompanhamento preciso dos níveis de precisão. Os dados passam por análise e são armazenados em nuvem.
Data Analytics e Big Data são utilizados na produção preditiva, o que representa uma vantagem competitiva. É possível controlar a gestão operacional com a otimização das taxas de rendimento e da produção eficiente.
Sempre que se identifica alguma falha, a própria máquina efetua o diagnóstico e orienta sobre o que deve ser realizado e quais mudanças no regime de trabalho podem ser feitas.
As mudanças têm a finalidade de impedir que a falha se agrave até que seja corrigida.
Aumento da produtividade da manutenção
Um dos maiores desafios da manutenção é melhorar os níveis de produtividade dos profissionais. Embora esses níveis estejam inferiores a 30%, são considerados benéficos.
Nesse contexto, o desenvolvimento da Indústria 4.0 está sendo trabalhado com foco em:
- visão artificial;
- robô colaborativo;
- realidade aumentada.
A realidade aumentada permite melhorar o tempo das tarefas, já que não é preciso despender muitas horas para conseguir orientações de execução.
Com robôs colaborativos, o profissional não perde tempo na demanda de ferramentas ou peças para efetuar as tarefas.
Redução dos custos de manutenção
A manutenção industrial 4.0 ajudará a reduzir custos de manutenção entre 10% e 40%. Já o consumo de energia vai diminuir entre 10% a 20%. A produtividade tende a aumentar entre 10% a 25%. Isso decorre de fatores como:
- relevante diminuição do estoque de peças para reposição;
- compra de peças considerando a previsão de reposição efetiva (Just In Time);
- robôs colaborativos substituem as pessoas em tarefas repetitivas;
- uso de técnicas de simulação para previsão de erros em processos;
- diminuição do quadro de colaboradores por causa do aumento da produtividade diante do desenvolvimento tecnológico.
Desenvolvimento técnico da equipe
A Indústria 4.0 contribui para o desenvolvimento dos profissionais. É um efeito da utilização de ferramentas de realidade aumentada, simulação avançada e visão artificial.
Um profissional, usando a realidade aumentada, pode fazer tarefas práticas quando lê sobre manutenção de motores elétricos. Assim, o técnico pode trabalhar na desmontagem de um modelo 3D, remontá-lo, conseguir outras vistas explodidas, fazer simulações de situações da realidade e outras coisas.
Com a visão artificial, um profissional iniciante pode acompanhar um processo de manutenção etapa por etapa. Já com a simulação avançada, pode-se deixar a equipe preparada para eventos diferentes, de modo que os profissionais saibam atuar do modo mais adequado conforme a situação.
Quais são as vantagens da manutenção industrial 4.0?
A manutenção industrial 4.0 traz uma série de vantagens para a indústria. Podemos resumir os benefícios da seguinte forma:
- alcance de um novo nível de eficiência para os clientes, já que a capacidade de respostas será mais flexível e ágil;
- ativo com maior disponibilidade, pois é possível melhorar a eficiência das máquinas e conquistar o melhor aproveitamento no tempo de vida útil;
- redução dos impactos relacionados a custos de manutenção, operação dos ativos e disponibilidade porque o tempo entre o surgimento da falha até a tomada de decisão será bem menor;
- ganhos de competitividade sobre os concorrentes, já que otimiza a qualidade dos equipamentos e das entregas;
- tomada de decisão estratégica mais objetiva, considerando máquinas e processos produtivos mais confiáveis;
- empresa pode trabalhar de maneira sustentável, gerando muita economia de recursos naturais e energia.
Enfim, a manutenção industrial 4.0 substituirá a manutenção convencional no contexto da nova indústria. É imperativo se ajustar aos novos parâmetros para se manter sempre na dianteira.
Como dizia Monteiro Lobato: “Devemos ser núcleo de cometa, não cauda”.
O que achou do post? Já está acompanhando as tendências promovidas pela Indústria 4.0? Depois de saber mais sobre a manutenção 4.0, confira os 9 principais impactos da digitalização na linha de produção industrial 4.0!