Felizmente, o setor industrial vem passando por grandes mudanças. A antiga imagem da indústria como uma inimiga do meio ambiente e até como uma opressora dos funcionários já está em queda.
Isso se deve às campanhas governamentais e não-governamentais, bem como às iniciativas das próprias empresas e à conscientização da população sobre a necessidade de proteger a natureza e investir em soluções econômicas e sociais voltadas para o bem-estar geral.
A indústria verde é um conceito em alta atualmente. Leia nosso artigo e confira como aplicar esse conceito e tornar-se uma indústria sustentável sem causar prejuízos ao negócio!
O que é indústria verde?
A indústria verde é um conceito referente à gestão industrial baseada em sustentabilidade, trabalhando contra os impactos prejudiciais ao meio ambiente.
Assim, a indústria revela preocupação com o futuro da Terra e com a sobrevivência do negócio em todos os processos produtivos.
Isso significa que, começando pela extração das matérias-primas e pelo seu uso até o momento do descarte adequado dos resíduos, passando pela aplicação de fontes renováveis de energia, a indústria sustentável demonstra preocupação e desenvolve soluções que beneficiam o meio ambiente.
Qual é a importância da sustentabilidade na indústria?
A sustentabilidade é de grande importância para todas as indústrias, ajudando-as a se tornarem mais competitivas no atual cenário, conquistando um público mais vasto e cativo.
Conforme uma pesquisa do Capterra, em cada 10 brasileiros, 7 dizem que as iniciativas sustentáveis das empresas exercem influência sobre suas decisões de compra.
Nesse sentido, a sustentabilidade na indústria é importante porque, entre outras coisas, consolida a imagem da marca, promovendo bons resultados econômicos em longo prazo. Podemos citar ainda outros benefícios que corroboram a relevância de uma indústria sustentável:
· novas oportunidades de negócio e desenvolvimento industrial;
· mais investidores interessados no negócio;
· crescimento no mercado devido à boa reputação e à visibilidade que alcança entre os consumidores;
· redução dos impactos nocivos sobre o meio ambiente;
· redução de desperdícios e gastos (papel, energia elétrica, água);
· aumento do engajamento dos colaboradores;
· aumentos dos incentivos fiscais oferecidos pelo governo.
Quais são as estratégias para se tornar mais verde na indústria?
É possível recorrer a diferentes estratégias para se tornar uma indústria verde. Vamos considerar algumas delas para promover melhorias sustentáveis no negócio:
Mude os processos
Um dos primeiros passos para se tornar uma indústria verde é transformar os processos de produção. Uma sugestão é imprimir nos dois lados do papel e usar papel reciclável.
Além disso, vale a pena investir em tecnologias para diminuir o consumo de papel e também reduzir os custos com armazenamento. Outros processos que podem ser mudados são:
· efetivar o consumo inteligente de recursos e de insumos;
· implementar a coleta seletiva de resíduos;
· realizar a manutenção preditiva de equipamentos e máquinas;
· estimular ações entre os colaboradores.
Economize água e energia
O consumo elevado de energia e de água também é nocivo para a natureza. Por isso, convém usar a iluminação natural sempre que possível, instalar lâmpadas LED, desligar máquinas quando estiverem ociosas, substituir equipamentos mais velhos por equipamentos novos, pois eles consomem menos energia.
Outra opção é usar novos recursos para gerar energia, como o gás natural ou o sistema fotovoltaico. Regiões que ofertam esse insumo também ajudam as indústrias a criar ambientes climatizados, o que possibilita mais sustentabilidade e mais modernidade nos processos e nas operações.
Implemente a políticas dos três R
A política dos três R deve ser usada do começo ao fim da indústria. Assim, a redução máxima de consumo, a reutilização dos materiais e dos produtos e a reciclagem dos itens que não podem ser mais reutilizados constituem as ações dos três R.
Uma ação fundamental é realizar a coleta seletiva corretamente na indústria. Para isso, é importante colocar lixeiras específicas conforme as características dos materiais.
Quais são os casos de sucesso da indústria verde?
Podemos citar diferentes cases de sucesso de indústrias que adotaram a sustentabilidade em seus negócios. Vamos falar um pouco sobre algumas delas:
· Warabu Chocolates: chocolateria nacional que produz um chocolate orgânico, valorizando o cacau nativo e a população amazônica;
· Hytron: empresas que atua no setor de energia e usa hidrogênio de fontes renováveis para a produção de diesel, dispensando o uso de petróleo;
· Pepsico de Itu: unidade da Pepsico que já conta com autonomia hídrica, conseguindo economizar 27 milhões de litros de água por mês;
· Morlub: indústria que usa matérias-primas renováveis para a produção de óleos industriais.
Quais são os desafios e as soluções da indústria verde?
Apesar das tendências que apontam para a indústria sustentável, crescemos em uma economia linear, em que os negócios têm obtido sucesso. As mudanças para um novo modo de trabalhar são um grande desafio — afinal, há o receio de que as coisas não deem certo e as indústrias sofram graves prejuízos.
Por isso, é importante estudar casos de sucesso e as soluções que foram aplicadas. É preciso lembrar que a reciclagem já é uma das principais fontes de matérias-primas de algumas indústrias. Há diferentes tecnologias, inclusive envolvendo a construção de uma nova matriz energética, mais sustentável.
A indústria verde é a melhor solução para o futuro econômico do mundo. Ciclos de produção sustentáveis resultam em produtos de boa qualidade, além de serem mais econômicos e apresentarem alto potencial de lucros.
Ao longo do texto, citamos algumas soluções que a indústria sustentável pode adotar. Aproveitando o “gancho”, conheça algumas formas de melhorar a eficiência energética nas indústrias!