A segurança é uma grande preocupação em ambientes de trabalho. É preciso assegurar um espaço seguro para os profissionais, de forma que sua qualidade de vida não seja afetada por problemas de saúde nem acidentes.
As indústrias, devido ao uso intensivo de máquinas pesadas e com diversas funções, são ambientes que envolvem muitos riscos à segurança.
Por isso, o desenvolvimento de soluções que minimizem os perigos é constante entre os fabricantes de dispositivos. A chave safety é uma dessas soluções. E, sobre ela, você vai entender mais. Leia nosso artigo e confira!
O que é a chave safety?
A chave safety é um dispositivo que promove maior proteção às máquinas e áreas de acesso que exigem algum tipo de controle. Ela oferece um sistema eficaz de monitoramento.
Além disso, a chave safety proporciona proteção aos operários que precisam trabalhar com maquinário pesado.
Podemos dizer que ela é um dispositivo de segurança para controlar processos operacionais que envolvem desde a linha de produção até a manipulação de certos materiais (celulose, por exemplo) e a execução de processos diversos nas indústrias farmacêuticas, que trabalham com embalagens, de papel, automobilísticas e outras.
Como funciona a chave safety?
A chave safety é acoplada aos equipamentos usados na linha de operação das indústrias. Assim que ela identifica alguma anormalidade no funcionamento de algum equipamento, ela bloqueia o equipamento, suspendendo sua atividade e impedindo que aconteçam acidentes no ambiente de trabalho.
A chave safety é ativada por meio de um interruptor que interrompe o funcionamento da máquina quando é acionada, ou seja, ela funciona como um botão de parada de emergência.
Entre as anomalias que ela detecta, estão:
· aumento de velocidade acima do normal;
· peças soltas ou objetos indevidos na linha de produção;
· erros de programação.
A chave safety é programada para reconhecer o início e o fim de cada procedimento, evitando que aconteçam interrupções não planejadas.
Lembramos que essa chave de segurança integra sistemas de controle de segurança mais amplos, como os sistemas de parada de emergência, que promovem maior segurança, prevenindo contra situações mais graves nas operações industriais.
Para que serve a chave safety?
A chave é ideal para manter sob controle máquinas que liberam muita pressão ou cuja rotação é muito alta. Além de bloquear o funcionamento de máquinas diante de alguma irregularidade, a chave safety também bloqueia as operações se detectar a entrada de um profissional não autorizado em uma área de risco.
Ela ainda interrompe o funcionamento de máquinas quando alguma delas é aberta para manutenção ou quando os equipamentos de proteção são retirados.
Portanto, a chave safety atua como um mecanismo de monitoramento e bloqueio, evitando o funcionamento inadequado de máquinas e equipamentos e, consequentemente, evitando acidentes e protegendo os trabalhadores. Confira algumas situações de risco que podem ser identificadas pela chave:
Inserção de mãos ou partes do corpo em áreas perigosas
A chave safety pode parar a máquina caso uma mão ou qualquer parte do corpo for inadvertidamente colocada em uma área de perigo, evitando lesões graves.
Entalamento ou aprisionamento:
Ao identificar a presença de objetos ou pessoas em zonas perigosas que representam risco de entalamento, a chave safety pode suspender imediatamente as operações da máquina, evitando acidentes que podem ser fatais.
Riscos de corte:
Máquinas com ações de corte, como serras circulares e furadeiras, representam perigos potenciais. Ela pode identificar movimentos perigosos e suspender o funcionamento da máquina para impedir a ocorrência de lesões.
Exposição a partes móveis perigosas
Partes móveis de máquinas apresentam riscos de lesões graves, como esmagamento de dedos, mãos ou amputações. A chave tem o potencial de identificar movimentos arriscados e agir para proteger os funcionários.
Perigos de engate
Riscos de enroscamento e engate de roupas, cabelos ou joias em máquinas podem ser detectados pela chave, que entra em ação para prevenir acidentes relacionados à exposição de partes do corpo.
Quais são as aplicações da chave safety?
Diante de tudo que falamos, podemos definir as principais aplicações da chave safety no ambiente industrial:
Segurança em máquinas industriais
As chaves de segurança safety são usadas para proteger máquinas e equipamentos industriais, garantindo que sejam operados com segurança.
Controle de acesso
Ela também é aplicada com o objetivo de garantir que somente funcionários com autorização possam acessar locais restritos.
Paradas de emergência
As chaves safety são de muita importância para as paradas de emergência em máquinas e equipamentos, permitindo que sejam desligados rapidamente em situações de risco iminente.
Proteção de funcionários
Em ambientes de trabalho onde há riscos de acidentes, como em fábricas e instalações industriais, as chaves safety ajudam na proteção dos funcionários, assegurando o funcionamento correto das máquinas.
Conformidade com normas de segurança
O uso da chave safety é geralmente uma condição necessária para cumprir regulamentos de segurança ocupacional e parâmetros industriais. Dessa forma, a indústria fica em conformidade legal, evitando transtornos com a fiscalização e com os próprios operários.
Enfim, a chave safety é um dispositivo valioso e fundamental para que as operações e os processos industriais ocorram com segurança em diferentes setores da economia. Ela transmite mais confiança aos operadores e aos gestores, que podem se dedicar com mais tranquilidade às suas atividades.
E agora, depois de conhecer mais sobre a importância da chave safety, visite e siga nossas páginas nas redes sociais: estamos ativos no Facebook, no Twitter e no LinkedIn!