Industria 5.0: Entenda esse conceito

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Até que ponto a tecnologia influencia o seu dia a dia? Para muitas pessoas, até mesmo acordar está associado à tecnologia, afinal de contas, é quase impossível levantar da cama sem ouvir o despertador do celular e já deslizar a tela para checar mensagens.

A tecnologia revolucionou nossa sociedade e impactou a indústria como a conhecemos de forma definitiva. Atualmente, vivemos no período da Indústria 4.0. Trata-se de quarta revolução industrial, na qual a tecnologia tornou-se carro-chefe do nosso cotidiano.

Se séculos atrás nossa sociedade consistia em um grupo social que caçava e cultivava sua agricultura, hoje em dia nossa indústria se desenvolveu a ponto de virar uma era da informação: estamos sempre conectados e os avanços se devem à áreas como a de Robótica e Tecnologia da Informação.

Devido ao constante desenvolvimento da tecnologia e sua implementação em nosso cotidiano, nossa indústria foi capaz de entrar em um estágio onde Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Conectividade, Controle e automação se tornaram tecnologias constantes, mas você sabia que existem os que defendem que já estamos próximos do próximo estágio? Trata-se da Indústria 5.0!

●    Indústria 5.0

O conceito de Indústria 5.0 consiste na ideia de que nossa sociedade está avançando para um estágio sucessor da Indústria 4.0. A proposta foi apresentada no 5º Plano Básico de Ciência e Tecnologia do Japão e logo ganhou o mundo.

Durante o evento, o Japão deixou registrado seus objetivos de fazer uso de tecnologias da Indústria 4.0 para desenvolvimento econômico, bem como para gerar bem estar social para uma maior gama de pessoas e desenvolver soluções para problemas ambientais.

Considerando a proposta, o conceito de Indústria 5.0 surge da iniciativa de impulsionar nossa sociedade a um caminho no qual o uso de tecnologias possibilita o desenvolvimento socioeconômico em busca de um futuro de desenvolvimento sustentável e melhor qualidade de vida para toda a população mundial.

Sendo assim, tecnologias da Indústria 4.0 (Robótica, Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Conectividade, Controle e automação, entre outras) seriam utilizadas não apenas para o desenvolvimento econômico, como para solucionar problemas sociais. Com sucesso, nossa sociedade entraria no estágio de Indústria 5.0!

Faça uso da tecnologia em sua empresa! Conheça a CIM Automação, uma das maiores empresas de automação industrial do mercado! Entre em contato conosco e conheça nossos serviços de Controle e automação para indústria!

    Procurando Automação Industrial para sua empresa? Entre agora em contato conosco: