O que é um servo motor?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Um servo motor é uma máquina muito eficiente no ramo da eletromecânica e na automação industrial.  Por conta disso, esse equipamento funciona pelo controle de seu movimento direciona-se à posição pretendida e com velocidade monitorada. Se eixo varia de 180° (cento e oitenta graus) e, em alguns modelos, 360° (trezentos e sessenta graus). Esta alteração é possibilitada comumente aos modelos de  aeromodelismos.

O que faz da sua característica mais marcante é a capacidade que possui de movimentar o seu braço até determinada posição e mantê-lo. Os modelos variam pelo tamanho, torque, velocidade, material das engrenagens, liberdade do giro do eixo, consumo. Além disso, ele pode ser muito bem utilizado no ramo aeroespacial e defesa, agrícola, automação industrial, automotivo, bebidas, calçados e curtumes, corte e conformação, eletrônica, embalagem, gráfico, maquinário da indústria em geral, máquinas operatrizes, medicina e saúde, metalomecânica, moveleiro, óleo e gás, pesquisa e acadêmico, plástico, processo de alimentos, siderúrgico, têxtil, entre muitos outros.

Entre as diversas aplicações, podemos separar as 3 abaixo, confira:

Sistema atuador: sendo assim, um sistema atuador é constituído por um motor elétrico, embora também possa encontrar servos com motores de corrente alternada, a maioria utiliza motores de corrente contínua. Também está presente um conjunto de engrenagens que forma uma caixa de redução com uma relação bem longa o que ajuda a amplificar o torque.

Sensor: o sensor normalmente é um potenciômetro solidário ao eixo do servo. O valor de sua resistência elétrica indica a posição angular em que se encontra o eixo. A qualidade desse vai interferir na precisão, estabilidade e vida útil do servo motor.

Circuito de controle: o circuito de controle é composto por componentes eletrônicos discretos ou circuitos integrados e geralmente é composto por um oscilador e um controlador PID que recebe um sinal do sensor e o sinal de controle e aciona o motor no sentido necessário para posicionar o eixo na posição desejada.

 

    Procurando Automação Industrial para sua empresa? Entre agora em contato conosco: