O que é fonte chaveada?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

As fontes chaveadas estão presentes em muitos dispositivos eletrônicos. São componentes fundamentais para que o equipamento funcione corretamente.

Há grandes possibilidades de que o seu computador tenha uma fonte chaveada. Além de ser uma fonte usada em computadores, ela é usada em outros locais, como som automotivo e console de videogame.

Leia nosso artigo e saiba mais sobre o que é fonte chaveada e sua utilidade!

O que é uma fonte de alimentação?

A fonte de alimentação é um equipamento que transforma a energia elétrica que sai das tomadas para que sejam utilizadas nos equipamentos do dia a dia.

Em linguagem simples, a fonte de alimentação também é conhecida como conversor de energia elétrica, mas não é um termo muito preciso.

Certas fontes de alimentação atuam como dispositivos autônomos, com função exclusiva de efetuar os processos de conversão de energia. Os componentes de uma fonte de alimentação são:

  •         transformador: reduz a tensão de corrente alternada (AC) da rede elétrica para uma tensão de corrente alternada (AC) mais próxima da que se deseja;
  •         retificador: converte a tensão de corrente alternada (AC) em tensão de corrente contínua (DC), geralmente por meio de diodos e capacitor;
  •         regulador: a partir de uma tensão retificada, é gerada uma tensão constante.

O que é fonte chaveada?

De forma básica, a fonte é o componente que fica em contato com a rede elétrica, com a finalidade de direcionar energia para o computador.

Fontes chaveadas consistem, por exemplo, em peças no formato retangular que se encaixam nos cabos dos notebooks e em cabeças de carregadores de celular.

De modo simples, a fonte chaveada apresenta um circuito integrado que regula a tensão de saída para atender as necessidades de todo o sistema.

Como funciona a fonte chaveada?

Quando observamos o diagrama de uma fonte chaveada, percebemos que o transistor chaveia entre duas formas de operação:

  •         desligado;
  •         ligado (sempre que o transistor se encontra saturado, em sua condução máxima).

A tensão de saída será definida pela frequência em que acontece o chaveamento e a relação entre o período de ligado e desligado.

O indutor armazena energia enquanto o transistor direciona e libera a energia sempre que o transistor desliga e o capacitor torna mais suave a variação de tensão na saída.

O transistor atua como chave, bloqueia ou conduz a corrente de entrada, uma quantidade baixa de energia é perdida na forma de calor, o que assegura maior eficiência.

Quais são as vantagens da fonte chaveada?

Agora que você já sabe o que é fonte chaveada.  Vejamos algumas das vantagens que ela oferece. As fontes chaveadas são menores que as fontes lineares e dissipam potências maiores. Servem, portanto, para sistemas que requerem mais energia para funcionar.

Como dissipa mais energia, a fonte linear também produz mais calor — em algumas situações, também gera mais ruídos.

Outra vantagem é que a fonte chaveada oferece rendimentos mais altos. As fontes chaveadas também podem desempenhar outras funções: redução da corrente consumida, armazenamento de energia e estabilização da corrente.

A fonte chaveada diminui a corrente consumida pelos equipamentos a níveis mais confiáveis, atuando como chave que, em falhas elétricas, desliga automaticamente.

Ela ainda pode armazenar a energia elétrica, funcionando temporariamente como bateria, caso ocorram quedas de energia.

Outra vantagem é que a fonte chaveada consegue dar estabilidade à corrente elétrica de modo a evitar surtos de tensão e ruídos elétricos antes que alcancem os equipamentos.

Podemos resumir as vantagens da fonte chaveada da seguinte maneira:

  •         menor dimensão: por usarem propriedades de oscilação dos semicondutores, há uma necessidade menor de materiais e, portanto, a fonte chaveada apresenta volume menor;
  •         menor peso: os osciladores pequenos de semicondutores são fabricados em metais leves, como o silício;
  •         maior eficiência: transformar energia elétrica em calor representa um dos processos de conversão menos eficiente; calcula-se que aproximadamente 50% da potência se perde nas fontes lineares enquanto as fontes chaveadas obtêm eficiência acima de 70%, sendo que algumas, ainda mais avançadas, conseguem 98% de eficiência;
  •         ampla faixa de saída: ao passo que as fontes lineares apresentam limitação de saída (convertem para faixas de tensão/voltagem muito limitada), as chaveadas atuam com faixas amplas (por exemplo, entre 3A a 50A);
  •         baixa geração de calor: a fonte chaveada não dissipa nem calor nem energia, levando mais tempo para alcançar temperaturas muito altas.

Quais são suas desvantagens?

Mas, como tudo tem os dois lados, ela também apresenta a desvantagem de ser mais complexa. Logo, caso algum componente interno sofra danos, as possibilidades de recuperação são poucas, o que significa que você terá que se desfazer da fonte e comprar outra.

Outro ponto desvantajoso é a existência de ruído eletromagnético que o chaveamento produz e que pode se manifestar de modos diferentes:

  •         variação (ripple) na tensão de saída, que pode prejudicar os circuitos;
  •         variação colocada na tensão de entrada, que pode alcançar também a rede elétrica e prejudicar outros equipamentos que usam a mesma tensão;
  •         ruído eletromagnético que pode afetar aparelhos que estejam próximos.

Nos dois primeiros casos, é possível suavizar os ruídos por meio de filtros. No terceiro caso, o ruído pode tornar inconveniente o uso de fontes chaveadas em circuitos mais sensíveis ou que ficarão perto de aparelhos sensíveis.

Quais são as diferenças entre fonte chaveada e fonte linear?

A fonte linear gera tensão de saída a partir das perdas ôhmicas. Em outras palavras, ela usa a resistência elétrica dos componentes para dissipação da energia e estabilização da corrente.

Isso ocorre principalmente quando se transforma parcela da energia elétrica em calor.

Assim, muitos equipamentos que apresentam fonte linear ficam muito quentes. Trata-se de um processo pouco eficiente, em que se despende grande quantidade de energia elétrica para geração de pouca potência.

O princípio da fonte chaveada é diferente. Ela converte a tensão quando abre e fecha um oscilador, formado por semicondutores que dissipam a potência pelas frequências oscilantes.  

Dessa forma, ela gera ondas de elevada frequência sem a necessidade de converter o excesso da energia elétrica em calor.

Agora que você já sabe o que é fonte chaveada, já pode analisar a viabilidade de usá-la em seus projetos. Considere sempre as melhores possibilidades e os melhores resultados.

Se você gostou de nosso conteúdo, pode assinar nossa newsletter e receber em seu e-mail novidades sobre automação. Assim, se manterá sempre atualizado sobre diferentes assuntos que envolvem tecnologia.

FAQ

O que é uma fonte de tensão chaveada?

A fonte chaveada apresenta um circuito integrado que regula a tensão de saída para atender as necessidades de todo o sistema.

Qual a função de uma fonte chaveada?

Converter a corrente de energia da rede elétrica em corrente para alimentar os equipamentos e as lâmpadas de um imóvel; estabilizar a corrente que entra no imóvel; armazenar energia elétrica e reduzir a corrente consumida pelos equipamentos.

Qual a diferença entre uma fonte normal é uma fonte chaveada?

A fonte normal usa a resistência elétrica para dissipar a energia que vai alimentar os equipamentos, gerando muito calor. A fonte chaveada, por sua vez, gera ondas de altas frequências, sem gerar calor.

Por que se chama fonte chaveada?

Porque a entrada do transformador da fonte é chaveada, ou seja, existe uma chave que permite ou não a passagem da tensão.

    Procurando Automação Industrial para sua empresa? Entre agora em contato conosco: